Home > DOCES E SALGADOS > Vendas de medicamentos genéricos cresceram 6,4% em 2019, diz associação do setor

DOCES E SALGADOS

13/02/2020 14:26 por Redação

Vendas de medicamentos genéricos cresceram 6,4% em 2019, diz associação do setor

Foram vendidos 1,48 bilhão de unidades desses produtos, que por lei são 35% mais baratos do que os "de marca"

A indústria brasileira de medicamentos genéricos cresceu 6,43% em 2019 no número de unidades vendidas, em relação a 2018. No total, foram comercializadas 1.482 bilhão de unidades, de acordo com balanço da PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos) a partir de dados do IQVIA, empresa global especializada na auditoria do varejo farmacêutico.

No mesmo período, o mercado farmacêutico total registrou expansão menor, de 4,66% Já as vendas de medicamentos similares avançaram 4,37%; o segmento de medicamentos de referência cresceu apenas 2,18%.

Segundo a PróGenéricos, os resultados anuais apontam que a indústria de genérico representa 34,04% do mercado total de medicamentos, em unidades. O índice corresponde apenas às vendas realizadas no varejo e não compreende as vendas para hospitais e setor público.

“Esses dados demostram que o mercado de genérico segue como o motor de crescimento da indústria farmacêutica no mercado doméstico, impulsionado pela adesão do consumidor, que busca preço e qualidade, e maior confiança da classe médica, proporcionando a ampliação do acesso a medicamentos no país”, explica Telma Salles, presidente da PróGenéricos.

As vendas de genéricos somaram R$ 9,82 bilhões em 2019, um crescimento de 14,87% sobre o ano anterior, já considerando os descontos concedidos ao varejo.

A associação lembra que, por lei, os genéricos custam 35% menos que os medicamentos de referência. No entanto, diante da concorrência acirrada, na prática, os descontos oferecidos pelos fabricantes podem chegar em até 60% no varejo. “Este foi um ano de recuperação parcial de margens, que estavam represadas, e racionalização dos descontos, sem comprometer o acesso”, diz Telma Salles.

Atualmente, 85 laboratórios comercializam medicamentos genéricos no país. O mercado tem 3.325 registros de genéricos e mais de 21,7 mil apresentações, de acordo com a Anvisa.

'
Enviando