Home > ADVILLAGE > Rede global de telescópios captura imagem de buraco negro pela primeira vez

ADVILLAGE

10/04/2019 16:45 por Advillage

Rede global de telescópios captura imagem de buraco negro pela primeira vez

Buracos negros são objetos cósmicos com massas imensas e tamanhos compactos; feito foi anunciado pela National Science Foundation, dos EUA

BLACK HOLE
Pesquisadores da National Science Foundation, dos Estados Unidos, anunciaram hoje (10) a primeira captura de um buraco negro no espaço. Os buracos negros são objetos cósmicos com massas imensas e tamanhos compactos. A presença desses objetos afeta o ambiente, podendo distorcer os conceitos de espaço-tempo e superaquecendo qualquer material ao redor.

O feito foi revelado em uma série de seis artigos publicados em edição especial do The Astrophysical Journal Letters . A imagem revela o buraco negro no centro de Messier 87, uma enorme galáxia no aglomerado de galáxias vizinhas de Virgem. Este buraco negro está a 55 milhões de anos-luz da Terra e tem uma massa de 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol.

"Este é um grande dia para a astrofísica", disse a diretora da NSF, France Córdova. "Estamos vendo o invisível. Buracos negros têm inspirado nossa imaginação por décadas. Eles têm propriedades exóticas e são misteriosos para nós. É por isso que a NSF existe. Nós capacitamos cientistas e engenheiros para iluminar o desconhecido, para revelar a majestade sutil e complexa do nosso universo”, exaltou a cientista.

O projeto Event Horizon Telescope (EHT) consiste em uma rede global de telescópios que forma um telescópio virtual do tamanho da Terra, com sensibilidade e resolução sem precedentes. O trabalho é desenvolvido há anos por meio de colaboração internacional entre mais de 200 pesquisadores.

Animação produzida pela NSF:



Veja mais aqui (em inglês).

Siga-nos no Twitter

'
Enviando