Home > ADVILLAGE > Plataformas de streaming já reduzem a qualidade de seus produtos

ADVILLAGE

25/03/2020 16:39 por Advillage

Plataformas de streaming já reduzem a qualidade de seus produtos

Medida, adotada YouTube, Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV+ e Globoplay, visa evitar a sobrecarga do tráfego na internet

As plataformas de vídeos YouTube e Netflix anunciaram a redução da qualidade dos vídeos  para evitar a sobrecarga do tráfego na internet em razão da situação de isolamento vivida por diversos países por conta da pandemia de Covid-19.

O YouTube é a maior plataforma de vídeos online do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários. Em 2019, a cada minuto eram assistidos 4,5 milhões de vídeos pelo serviço. No Brasil, os últimos dados divulgados apontam o uso por cerca de 100 milhões de usuários.

A empresa já havia anunciado que adotou a transmissão de vídeos em qualidade padrão (SD, no termo técnico) na União Europeia na semana passada. Hoje (25) ela foi expandida para o restante do mundo.

Já a Netflix é líder global em streaming pago no mundo e no Brasil. A empresa tem mais de 140 milhões de assinantes em todo o mundo. No Brasil, o serviço é o app de vídeo online mais baixado nas principais lojas. De acordo com pesquisas sobre hábitos de consumo dos brasileiros, a plataforma tem 8,5 milhões de usuários, segundo dados de 2019.  

A Netflix informou a redução em 25% do tráfego gerado pelo consumo de seus filmes e séries em países da Europa. No caso da América Latina, a empresa informou que recebeu solicitação de operadoras para também seguir a decisão, mas que avaliaria implantar a diminuição em áreas com maior incidência da pandemia.

Ontem (24), a Anatel agendou uma reunião com representantes de operadoras do setor e empresas que fornecem aplicações de internet, como os serviços de streaming de vídeo, para discutir medidas no momento de pandemia. A agência ainda não divulgou o resultado da reunião.

Com Agência Brasil

Siga-nos no Twitter

'
Enviando