Home > ADVILLAGE > Ônibus em SP receberão cartões de débito, crédito e pré-pago

ADVILLAGE

12/09/2019 16:28 por Advillage

Ônibus em SP receberão cartões de débito, crédito e pré-pago

Projeto-piloto terá início no dia 16. Há um sério inconveniente: o usuário não poderá fazer a integração gratuita do bilhete único

A partir da próxima segunda-feira (16), os paulistanos poderão pagar suas viagens de ônibus com cartão de crédito, débito e pré-pago, que tenham a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC - sigla em inglês para Near Field Communication). Também serão aceitos os dispositivos móveis que tenham a tecnologia NFC (pulseira, adesivo ou tag de relógio) e pagamento por celular. Inicialmente, o sistema aceitará as bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

O projeto-piloto de modernização dos meios de pagamento da tarifa será realizado em 200 veículos, de 12 linhas, que atendem a cerca de 2,9 milhões de passageiros por mês.

O anúncio do projeto foi feito nesta quinta-feira (12) com a presença do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), e autoridades municipais. “Não tenho a menor dúvida de que vai ajudar a revolucionar o sistema da cidade de São Paulo”, disse Covas.

A operação é semelhante à realizada com o bilhete único, bastando aproximar os cartões ou os aparelhos do leitor próximo ao validador da catraca. As máquinas presentes nos coletivos do projeto-piloto estão adaptadas para ler esses novos meios de pagamento. A tarifa também é a mesma, de R$ 4,30. Há um sério inconveniente: o usuário não poderá fazer a integração gratuita, um direito de quem usa o bilhete único.

Funcionamento

Os cartões de crédito ou débito tradicionais, apenas com tarja ou chip, não poderão ser usados. Funcionarão apenas aqueles que possuírem o NFC, assim como os celulares, que podem ser utilizados para pagar por meio do Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. Esse tipo de pagamento é chamado de contactless, ou seja, sem contato, e conta com a adesão das bandeiras de cartões.

Cobradores

Questionado se o pagamento no cartão vai diminuir o número de cobradores nos ônibus, Covas disse que há tempos essa questão vem sendo discutida e que a porcentagem de pagamentos feitos em dinheiro não justifica. “Eu acho que não faz mais sentido hoje. Menos de 5% das passagens são pagas em dinheiro”, disse.

Ele disse ainda que a questão dos cobradores está em negociação para que não haja demissões. “Reaproveitando esses servidores dentro das empresas. Desde já a gente vem defendo essa questão na cidade, e sou a favor dessa modernização”.

As 12 linhas participantes do projeto-piloto:

• 675R/10 Grajaú - Metrô Jabaquara;
• 715M/10 Jd. Maria Luiza - Largo da Pólvora;
• 807M/10 Term. Campo Limpo - Shopping Morumbi;
• 908T/10 Pq. D. Pedro II - Butantã;
• 917M/10 Morro Grande - Metrô Ana Rosa;
• 917M/31 Morro Grande - Metrô Ana Rosa;
• 2002/10 Term. Bandeira - Terminal Pq. D. Pedro II;
• 2590/10 União de Vl. Nova - Pq. D. Pedro II;
• 4031/10 Pq. Sta. Madalena - Metrô Tamanduateí;
• 5129/10 Jd. Miriam - Terminal Guarapiranga;
• 5129/41 Jd. Miriam – Sto. Amaro (linha complementa)
• 6030/10 Unisa-Campus – Terminal Sto. Amaro
• 9300/10 Terminal Casa Verde – Terminal Pq. D. Pedro ll

Siga-nos no Twitter

'
Enviando