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DOCES E SALGADOS

19/11/2019 16:10 por Redação

CNC prevê maior faturamento da Black Friday em dez anos: R$ 3,67 bi

Crescimento real das vendas deverá ser de 6,8% em relação à data promocional do ano passado

A Black Friday deste ano deverá movimentar R$ 3,67 bilhões e alcançar o maior faturamento em uma década, estima a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Se confirmada a previsão, será um aumento nominal de 10,5% em relação a 2018 (R$ 3,32 bilhões. Descontada a inflação, o crescimento real das vendas deverá ser de 6,8%.

Segundo a CNC, a Black Friday – evento promocional de descontos do varejo que ocorre anualmente na última sexta-feira de novembro – já é a quinta data mais importante para o setor, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

Em 2019, o segmento de eletroeletrônicos e utilidades domésticas será o principal destaque entre os ramos que já aderiram à data, com previsão de movimentação financeira de R$ 929,4 milhões. Em seguida deverão sobressair os volumes de receitas gerados pelos segmentos de hipermercados e supermercados (R$ 899,3 milhões) e de móveis e eletrodomésticos (R$ 845,5 milhões).

O economista Fabio Bentes, da CNC, diz que um dos motivos para a crescente alta do faturamento da Black Friday é a tendência de aumento das vendas no comércio eletrônico, que tem se destacado em comparação com o varejo físico. “A facilidade de comparação de preços online em uma data comemorativa caracterizada pelo forte apelo às promoções evidencia a tendência de aumento expressivo deste evento do calendário do varejo, quando comparado às demais datas, especialmente nos espaços virtuais”, afirma Bentes.

Contudo, outros fatores têm possibilitado um ritmo mais forte das vendas neste fim de ano, como a inflação, que apresenta este ano a menor variação no acumulado em 12 meses até outubro (2,54%) desde fevereiro de 1999 (2,24%), bem como o comportamento da demanda por crédito. “O volume na concessão real de crédito tomado livremente pelas famílias apresenta, de janeiro a setembro deste ano, a maior expansão em termos reais desde 2012”, garante o economista.

Descontos efetivos

Além das estimativas tradicionais de faturamento, a CNC faz uma projeção dos itens que apresentam maior potencial de descontos efetivos durante a data. Os produtos com mais chances de descontos efetivos em 2019 são, em ordem decrescente: calças masculinas; fornos de micro-ondas; smartbands (pulseiras inteligentes); guarda-roupas; e celulares/smartphones.

Para chegar a este resultado, a divisão de economia da entidade coletou, diariamente, mais de dois mil preços de produtos ao longo dos últimos 40 dias – encerrados em 15 de novembro. “Um determinado produto que apresenta altas expressivas (superiores a 20%, por exemplo) no preço mínimo praticado durante as semanas que antecedem a Black Friday possui baixo potencial de desconto efetivo durante o evento promocional”, explica Fabio Bentes.

Foram definidos três níveis de classificação para os produtos em relação ao potencial de desconto efetivo: alto potencial (variações de preços mínimos menores ou iguais a 10% nos últimos 40 dias); médio potencial (variações de preços mínimos superiores a 10% e inferiores 20% nos últimos 40 dias); baixo potencial (variações de preços superiores a 20% nos últimos 40 dias).

Divididos em dez grupos de cinco linhas de produtos, a coleta dos cinco itens mais procurados ao longo dos últimos 40 dias revelou que, dados os níveis recentes de inflação, metade dos grupos analisados apresentou alto potencial de desconto efetivo em relação ao preço mínimo (celular e telefone; eletrodomésticos; móveis e decoração; moda e acessórios; e informática). Três revelaram potencial médio (eletroportáteis; TVs e eletroeletrônicos; e perfumaria e cosméticos); e dois, baixo potencial (games; e esporte e lazer).

Veja o estudo completo aqui.

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