Home > ADVILLAGE > Air France faz o primeiro voo comercial com tecnologia Li-Fi a bordo

ADVILLAGE

04/11/2019 16:31 por Advillage

Air France faz o primeiro voo comercial com tecnologia Li-Fi a bordo

Viagem entre Paris e Toulouse marcou a estreia da ferramenta, que usa luzes LED para transmitir dados em velocidade superior à do Wi-Fi

A Air France realizou há alguns dias o primeiro voo equipado com a tecnologia Li-Fi (Light Fidelity), desenvolvida pela Latécoère. O voo comercial AF 6114 partiu de Paris (Orly) para Toulouse.

As empresas estão testando a tecnologia para sua certificação em voos comerciais. Segundo a aérea francesa, infraestrutura Latécoère Li-Fi, instalada em 12 assentos no Airbus A321, permite troca de dados multimídia “completamente estável a uma velocidade muito alta e latência muito baixa”.

Em colaboração com a Ubisoft, a companhia aérea e o fabricante de equipamentos organizaram a bordo a final do torneio "Air France Trackmania Cup", lançado no Paris Air Show, em junho.

“Este primeiro voo equipado com tecnologia Li-Fi é um passo importante na implantação dessa tecnologia no mercado aeronáutico. Estamos convencidos de que o Li-Fi revolucionará a conectividade em voo nos próximos cinco anos”, disse Yannick Assouad, CEO da Latécoère. “Estamos orgulhosos de ser a primeira companhia aérea a lançar uma aeronave equipada com Li-Fi e a organizar uma competição de videogame a bordo. Estou convencido de que essa experiência abrirá o caminho para novas experiências de entretenimento a bordo para nossos clientes, especialmente no que diz respeito aos games", afirma Antoine Laborde, gerente de inovação da Air France.

A tecnologia Li-Fi emprega luz para transmitir dados em alta velocidade. Diferente do Wi-Fi, que usa ondas de rádio, a Li-Fi usa lâmpadas de LED para transmitir as informações. A velocidade da transmissão pode superar 100 Gbps.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando