Home > ADVILLAGE > Abertura de conta digital nos bancos será facilitada em 2020, diz Febraban

ADVILLAGE

30/09/2019 12:51 por Advillage

Abertura de conta digital nos bancos será facilitada em 2020, diz Febraban

Normas aprovadas pelo CMN devem tornar mais amigável o processo de abertura e encerramento de contas correntes

Em breve, será mais fácil abrir uma conta digital no país. O Conselho Monetário Nacional (CMN), simplificou, em reunião realizada na semana passada, as regras para abertura, manutenção e encerramento de contas de depósitos. A Resolução nº 4.753 entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2020.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que participou das discussões para modernizar o processo, as novas regras revogam dez normas relacionadas ao assunto, incluindo as resoluções 2.025/93 e 4.480/16, que determinavam, entre outros itens, que os bancos pedissem documentos e comprovantes físicos na abertura de contas.

"Com a nova resolução, o processo de abertura de relacionamento em canais digitais ficará mais amigável e conveniente para os clientes", afirma Leandro Vilain, diretor de Negócios e Operações da Febraban. Ele diz que vê vantagens, também, para a população atualmente excluída do sistema bancário. "A maior flexibilidade para pedir diferentes documentos também irá melhorar a experiência do usuário no processo da abertura da conta digital, o que facilitará a inclusão financeira e o uso de canais digitais."

Para Vilain, o processo também ganhou maior sofisticação, porque permitirá o uso de mais fatores de autenticação dos usuários e das operações, como georreferenciamento e a consulta de dados em outras bases públicas ou privadas de informação. Não será admitido o uso de canal de telefonia por voz.

Os bancos também poderão encerrar contas nas quais identificarem irregularidades consideradas graves em informações prestadas. Além disso, o cliente, agora, poderá indicar qual será a destinação de eventual saldo credor na conta: poderá transferir recursos em conta na própria instituição, ou indicar outro banco para a destinação do saldo.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando