Home > ARTIGOS > Considerações sobre o novo arcabouço de política monetária do Federal Reserve

ARTIGOS

29/01/2020 12:42 por Redação

Considerações sobre o novo arcabouço de política monetária do Federal Reserve

Adoção da meta de inflação média, com prazo mais dilatado, é opção mais provável para o banco central norte-americano

Andréa Damico, Igor Velecico*

O mandato do Federal Reserve (Fed) é duplo: perseguir o máximo de emprego e estabilidade de preços. Implicitamente, estabilidade de preços significa ter uma meta de inflação ao redor de 2%.

Contudo, com o passar do tempo, vimos uma preocupação crescente dentro do FOMC a respeito de uma eventual perda de poder de reação da política monetária, diante da queda dos juros de equilíbrio (nos EUA e no mundo), o que tem levado o Fed a discutir a reestruturação mais ampla de seu arcabouço de metas de inflação.

Em um ambiente com expectativas de inflação reduzidas, como hoje, o Fed tem menos espaço para que a política monetária estimule a economia. Assim, uma forma de conseguir elevar as expectativas de inflação (e, portanto, a potência da política monetária) é considerar regimes nos quais os desvios da inflação passada em relação à meta sejam compensados no(s) período(s) seguinte(s).

Como o Fed está sinalizando que seu objetivo é um aperfeiçoamento do sistema atual e não uma ruptura, nos parece que a adoção da meta de inflação média, com prazo mais dilatado talvez seja o mais provável.  A ideia é que períodos de inflação baixa (alta) deveriam ser compensados por períodos de inflação mais alta (baixa), de modo que, na média, a inflação mostrasse variação próxima da meta.

De todo modo, se esse novo arcabouço for crível, deveríamos observar um aumento das expectativas de inflação como resultado da expectativa do mercado de juros de médio e longo prazos bastante baixos.

Clique no botão DOWNLOAD, logo abaixo, para ler o artigo com gráficos e tabelas.

* Andréa Damico e Igor Velecico são economistas do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco.

DOWNLOAD '
Enviando