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TOME NOTA

27/11/2019 09:05 por Advillage

Febraban: cuidado com anúncios falsos nas redes sociais durante a Black Friday

Quadrilhas criam perfis e páginas imitando marcas famosas para capturar dados e induzir consumidores a fazer pagamentos para criminosos

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou nota com uma série de alertas sobre os riscos de golpes contra os consumidores durante a Black Friday, data promocional do varejo que acontece nesta sexta-feira (29).

“Aquela oportunidade para adiantar as compras de Natal gastando menos pode esconder vários perigos. Criminosos aproveitam o momento de entusiasmo com o elevado volume de ofertas para intensificar suas ações e aplicar golpes que causam grande prejuízo. Eles usam, especialmente, a tática da engenharia social - técnica usada por bandidos que induz o usuário a fornecer informações confidenciais”, diz o comunicado da Febraban.

Páginas falsas - Neste ano, um golpe vem ganhando espaço: a criação de perfis e páginas falsas em redes sociais, como Instagram e Facebook. As quadrilhas copiam a identidade visual de grandes marcas e patrocinam posts com ofertas tentadoras. Em algumas dessas páginas falsas, os consumidores precisam preencher um formulário com dados pessoais para ter acesso às promoções. Em outras, ao clicar no anúncio, o cliente já é direcionado para uma área de compra e convidado a digitar os dados do cartão de crédito.

Segundo Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, a forma mais eficaz de não cair nesse tipo de golpe é realizar as compras por meio do site oficial das lojas, em vez de usar páginas promocionais e anúncios publicados no Google ou em redes sociais. "Se você, consumidor, se interessou por uma oferta que apareceu no seu e-mail ou rede social, não clique", recomenda Volpini. "Digite a URL do site no seu navegador de internet e confira se a promoção está mesmo no site oficial da loja."

Boletos - Outro golpe que se torna cada vez mais comum é a falsificação de boletos digitais. Mais uma vez, as quadrilhas criam páginas que imitam a área de e-commerce de grandes marcas. Quando o cliente vai fazer a compra, esses sites emitem boletos cujos beneficiários não são as lojas, mas os criminosos.

Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, é importante conferir quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.

Em alguns casos, o nome fantasia da loja é diferente daquele que consta no contrato social, ou então a empresa faz parte de uma holding. O ideal é entrar em contato com o SAC da marca e conferir se as informações do boleto estão corretas.

Mais dicas da Febraban?

• Ao receber um e-mail não solicitado, ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se o remetente é, de fato, uma empresa idônea. Não clique em links. Digite os dados no navegador para acessar.

• Ao utilizar sites de busca, verifique cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores utilizam-se de "links patrocinados" para ganhar visibilidade nos resultados de buscas.

• Dê preferência a sites conhecidos e verifique a reputação de sites não conhecidos, lendo comentários de clientes que já utilizaram as plataformas.

• Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou inscrever seus dados bancários.

• Sempre utilize, em seu computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e mantenha sempre um antivírus atualizado.

• Caso seu celular seja roubado, entre em contato com a central de atendimento de seu banco para comunicar a ocorrência e bloquear as operações que podem ser feitas via smartphone.

• Não repasse nenhum código fornecido por SMS e nem qualquer outra informação, sem confirmação com o setor responsável das empresas através dos canais de atendimento.

• Como regra, as grandes empresas de compra e venda na internet não mantêm contato com o cliente por meio de aplicativos de mensagens, portanto sempre desconfie.

Em outubro, a federação dos bancos lançou um hotsite com informações sobre os principais golpes e como evitá-los. O conteúdo estará disponível até o final de dezembro, acesse aqui.

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