Home > ADVILLAGE > Google vai investir 1 bilhão de euros em novo datacenter na Holanda

ADVILLAGE

24/06/2019 13:12 por Advillage

Google vai investir 1 bilhão de euros em novo datacenter na Holanda

Gigante americana escolheu a pequena cidade de Middenmeer, que já possui dois centros de dados da Microsoft

O Google anunciou nesta segunda-feira (24) que vai investir 1 bilhão de euros na expansão de seus data centers na Holanda. Um novo local de armazenamento de dados será erguido em Middenmeer, cidade de 3,2 mil habitantes no norte do país.

O parque industrial Agriport, em Middenmeer, é conhecido por abrigar dois datacenters da Microsoft, num investimento de 2 bilhões de euros.

Segundo Joe Kava, vice-presidente do Google Global Data Centers, a infraestrutura digital, a disponibilidade de pessoal altamente qualificado, a segurança, o apoio da comunidade e a disponibilidade de água para resfriamento são condições importantes do local.

Além disso, o datacenter do Google em Eemshaven, inaugurado em 2016, será expandido. Segundo o jornal holandês AD, será a primeira vez que a gigante norte-americana de tecnologia terá dois data centers em um mesmo país que não os Estados Unidos. O motivo da expansão do Google é a demanda crescente por serviços como o YouTube e o Gmail. 

O novo centro de dados em Middenmeer empregará em breve 125 pessoas, enquanto a unidade em Eemshaven possui  350 funcionários. O Google também diz que ambos os centros funcionarão com 100% de eletricidade sustentável a partir de turbinas eólicas e painéis solares. "Eemshaven foi nosso primeiro centro de dados no mundo que funciona com eletricidade sustentável desde o primeiro dia”, diz Joe Kava.

Ao todo, os investimentos do Google na Holanda soma 2,5 bilhões de euros desde 2016.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando