Home > ADVILLAGE > Avaaz: grupos de extrema direita usam o Facebook para espalhar ódio na Europa

ADVILLAGE

22/05/2019 09:22 por Advillage

Avaaz: grupos de extrema direita usam o Facebook para espalhar ódio na Europa

Plataforma digital descobriu mais de 500 contas na rede social disseminando informações falsas; Facebook já removeu quase oitenta delas

Uma rede de contas do Facebook de extrema direita espalhando notícias falsas e discursos de ódio para milhões de pessoas em toda a Europa foi descoberta pela plataforma americana de campanhas online Avaaz. A investigação foi feita na Europa a poucas semanas das eleições do Parlamento Europeu, que acontecerão entre 23 e 26 de maio em todos os países-membros da União Europeia.

No total, a Avaaz identificou mais de 500 páginas e grupos suspeitos no Facebook operando na França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Polônia e Espanha, seguidas por quase 32 milhões de pessoas e que geraram mais de 67 milhões de “interações” (comentários, curtidas, compartilhamentos) nos últimos três meses.

Segundo a plataforma, os resultados da apuração foram repassados à rede social, que já derrubou 77 páginas e grupos relatados. Juntas, as páginas removidas tinham quase três vezes mais seguidores (5,9 milhões) do que as páginas oficiais dos principais grupos populistas de extrema-direita e anti-UEnaqueles países.

Veja o relatório da Avaaz aqui (em inglês).

Siga-nos no Twitter

'
Enviando