Home > ADVILLAGE > O império de Isabel dos Santos, escândalo do momento na Europa

ADVILLAGE

21/01/2020 09:15 por Advillage

O império de Isabel dos Santos, escândalo do momento na Europa

Dona de uma fortuna de 2,2 bilhões de euros, filha de ex-presidente de Angola é alvo da investigação internacional Luanda Leaks

ISABEL DOS SALTOS LUANDA LEAKS
A empresária angolana Isabel dos Santos, de 46 anos, detém participações em empresas portuguesas de vários setores, como a energia (através da Galp e da Efacec), telecomunicações (através da NOS) e também no segmento financeiro, com o EuroBic.

Filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos, de 77 anos, que governou Angola de 1979 a 2017, Isabel dos Santos é dona de uma fortuna calculada em cerca de 2,2 bilhões de euros. A mulher mais rica de África montou uma teia de interesses com ligações a mais de 400 empresas de 41 países, relata a RTP, de Portugal.

A empresária, que reside em Dubai, nos Emirados Árabes, tem também interesses nos setors de cimento, petrolíferas, varejo, bebidas e joias de luso. Isabel e o marido, o empresário congolês Sindika Dokolo, de 47 anos, possuem apartamentos em Lisboa, Algarve, Mônaco, Dubai e Londres. São ainda donos de um iate de e de uma coleção de obras de arte.

A origem de todo esse patrimônio está sob investigação em Angola e em Portugal. O governo de Angola prepara-se para uma batalha judicial para o confisco dos bens da empresária, que teria construído sua fortuna com base nos privilégios decorrentes do cargo de seu pai.

O império de Isabel dos Santos também é alvo de do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ na sigla em inglês), denominada Luanda Leaks. O trabalho é feito a partir de 715 mil registros financeiros e comerciais confidenciais. Participam do Luanda Leaks 120 profissionais do ICIJ e de 36 veículos de 20 países. No Brasil, participam do projeto a Agência Pública, a revista Piauí e o site Poder360.

Leia a reportagem “O Império de Isabel”, publicada pela Agência Pública, aqui.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando