Home > DOCES E SALGADOS > Intenção de consumo das famílias caiu 0,5% entre março e abril

DOCES E SALGADOS

20/04/2017 10:29 por Redação

Intenção de consumo das famílias caiu 0,5% entre março e abril

Recuo foi puxado pela piora da perspectiva profissional e do momento para duráveis

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu 0,5% em abril, em relação a março, ao passar de 78,2 para 77,8 pontos. O índice permanece bem abaixo de 100 pontos, o que indica uma percepção de insatisfação com a situação atual.

No confronto entre abril deste ano e o mesmo mês do ano passado, porém, houve aumento de 6,2% do indicador.

Dois dos sete componentes da pesquisa tiveram variação negativa na comparação mensal, em magnitude suficiente para puxar todo o indicador para baixo: Momento para Duráveis (-3,8%) e Perspectiva Profissional (-2,4%).

O ICF de abril:

CNC ICF
Renda - Os índices abertos por faixa de renda também continuam abaixo dos 100 pontos. O nível de confiança das famílias com renda abaixo de dez salários mínimos mostrou piora de 0,7% na comparação mensal; e o daquelas com renda acima de dez salários mínimos apresentou aumento de 0,2%. O índice das famílias mais ricas está em 86,7 pontos; e o das demais, em 76,1 pontos.

Regiões - Na base de comparação regional, duas delas mostraram variação mensal positiva. A maior variação ocorreu na região Sul, melhora de 1,8% na intenção de consumo e a pior na região Nordeste, queda de 1,3%.

Veja o relatório da pesquisa aqui.

'
Enviando