Home > ADVILLAGE > Morre aos 74 anos o crítico de cinema Rubens Ewald Filho

ADVILLAGE

19/06/2019 19:23 por Advillage

Morre aos 74 anos o crítico de cinema Rubens Ewald Filho

Jornalista estava hospitalizado em São Paulo desde maio, tratando problemas cardíacos e ferimentos causados por uma queda

RUBENS EWALD
O jornalista Rubens Ewald Filho morreu nesta quarta-feira (19), em São Paulo, aos 74 anos.

Considerado um dos principais críticos de cinema do país, Ewald estava internado no Hospital Samaritano, na região central da capital paulista, desde o dia 23 de maio, após sofrer um desmaio e cair de uma escada rolante em shopping center. O desmaio teria sido causado por uma arritmia cardíaca. Em razão disso, ele vinha recebendo cuidados cardiológicos ao mesmo tempo em que tratava fraturas sofridas na queda.

Nascido em Santos (SP), em 7 de março de 1945, Rubens Ewald Filho revelou apreço pelo cinema ainda criança, quando criou o hábito de fazer anotações sobre todos os filmes a que assistia, incluindo o nome do diretor, elenco, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Mais adiante, formou-se pela Universidade Católica de Santos e iniciou carreira escrevendo para o jornal A Tribuna, de sua cidade natal.

Ao longo de mais de 50 anos de carreira, trabalhou em diversos jornais, como Estadão e Jornal da Tarde, foi colaborador da revista Veja, comentarista da festa do Oscar (desde 1985) e atuou no cinema, no teatro e na televisão, seja como ator, diretor ou roteirista.

Paralelamente a tudo isso, escreveu guias de filmes, entre eles o Dicionário de Cineastas, lançado em 1977. Seu blog, “Críticas sobre filmes”, oferece um imenso e valioso acervo de informações sobre o cinema de todas as partes do mundo. A última atualização do blog ocorreu no dia 26 de maio. Visite aqui.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando