Home > DOCES E SALGADOS > Confiança do industrial fica praticamente estável em maio, aponta CNI

DOCES E SALGADOS

19/05/2017 12:41 por Redação

Confiança do industrial fica praticamente estável em maio, aponta CNI

Houve piora na avaliação sobre as condições atuais e melhora das expectativas para os próximos meses

Com uma leve alta de 0,6 ponto em relação a abril, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou 53,7 pontos em maio, resultado que reverte parcialmente a queda de 0,9 ponto um mês antes. As informações são da Confederação Nacional da Indústria. Quando ficam acima de 50 pontos mostram industriais confiantes; abaixo dessa linha, indicam empresários com falta de confiança.

O ICEI vem se mantendo praticamente estável desde fevereiro, em torno de 53,5 pontos. Em relação a maio do ano passado, o índice está 12,5 pontos maior. No entanto, ainda não ultrapassou a média histórica de 54 pontos.

“Os empresários industriais estão certamente mais confiantes do que no ano passado, mas para uma recuperação do investimento suficiente para impulsionar a economia ainda é necessário um crescimento mais significativo do ICEI”, destaca a CNI.

Por um lado, os empresários percebem uma piora nas condições atuais, cujo indicador foi de 46,3 pontos, abaixo da linha dos 50 pontos. Já as expectativas são positivas, com índice de 57,4 pontos.

Dos 32 setores analisados na pesquisa, apenas seis apresentam ICEI abaixo dos 50 pontos: impressão e reprodução de gravações; outros equipamentos de transporte; serviços especializados para a construção; madeira; minerais não metálicos; e coque e derivados do petróleo.

O levantamento foi feito entre 2 e 12 deste mês, antes, portanto, da forte crise que atinge o presidente Michel Temer. Foram ouvidas 3.008 empresas, das quais 1.231 de pequeno porte, 1.097 médias e 680 grandes.

Veja o relatório da pesquisa aqui.

'
Enviando