Home > DOCES E SALGADOS > Brasil monitora cinco casos suspeitos do novo coronavírus

DOCES E SALGADOS

19/02/2020 08:31 por Redação

Brasil monitora cinco casos suspeitos do novo coronavírus

São quatro pacientes em SP e um no Rio Grande do Sul; país permanece livre da doença, que já matou 2.012 pessoas, seis delas fora da China

Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Saúde, cinco casos suspeitos do novo coronavírus estão sendo monitorados no Brasil. São quatro investigações no estado de São Paulo e uma no Rio Grande do Sul. Até agora, 45 casos suspeitos já foram descartados no país, que permanece sem registro da doença.

O monitoramento ocorre conforme informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Segundo o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo, mesmo sem caso confirmado no país, a ideia é que toda a mobilização continue.

Todas as notificações de casos suspeitos no país foram avaliadas por especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios. Esses descartes aconteceram principalmente por causa do resultado positivo para outros vírus respiratórios.

Estados Unidos

Mais de 300 passageiros norte-americanos que estavam a bordo do cruzeiro marítimo Diamond Princess, ancorado no porto de Yokohama, no Japão, foram levados nesta terça-feira (18) para bases militares nos Estados Unidos após duas semanas de quarentena no navio.

Uma equipe terrestre com trajes anticontaminação recebeu o avião fretado que pousou na Base Conjunta em San Antonio, no Texas, e os passageiros podiam ser vistos descendo as escadas e vestindo máscaras em meio à neblina antes do amanhecer. Um outro voo aterrissou na Base Travis da Força Aérea, na Califórnia, horas antes.

Entre os americanos repatriados, 14 têm diagnóstico positivo de coronavírus. Todos os passageiros passarão por um período de duas semanas de quarentena.

Atualização

Segundo os dados mais recentes da John Hopkins University, que atualiza um mapa online em tempo real com informações da Organização Mundial de Saúde e outros órgãos, já foram confirmados 75.280 casos da doença em 29 países/regiões: China continental (74.188); Cingapura (81); Japão (74); Hong Kong (63); Tailândia (35); Coreia do Sul (31); Estados Unidos (29); Taiwan (23); Malásia (22); Alemanha (16); Vietnã (16); Austrália (15); França (12); Macau (10); Reino Unido (9); Emirados Árabes (9); Canadá (8); Índia (3); Filipinas (3); Itália (3); Rússia (2); Espanha (2); Nepal (1); Camboja (1); Bélgica (1); Finlândia (1); Suécia (1); Egito (1) e Sri Lanka (1). O número total inclui 621 casos detectados em passageiros do navio de cruzeiro marítimo Diamond Princess, que está ancorado no porto de Yokohama, no Japão.

Até o momento, 2.012 pessoas morreram por complicações causadas pelo coronavírus, das quais 2.006 na China. Houve óbitos também no Japão, Filipinas, Hong Kong (dois), França e Taiwan.

'
Enviando