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18/04/2017 11:56 por Advillage

Reclamações sobre serviços de telecomunicações caíram 16,1% em 12 meses, diz Anatel

Em março deste ano a agência registrou 323,4 mil queixas, contra 385,5 mil no terceiro mês do ano passado

Em março de 2017, a Anatel registrou 323,4 mil reclamações de consumidores relacionadas aos serviços de telecomunicações. Segundo a agência, o número representa uma queda de 16,1% sobre março de 2016.

De acordo com o balanço, todos os principais serviços de telecomunicações apresentaram redução:

• telefonia móvel: 153,1 mil reclamações (-8,0%)
• telefonia fixa: 74,2 mil (-27,5%)
• banda larga fixa: 49,0 mil (-20,0%)
• TV por assinatura: 45,4 mil (-16,2%)

Vale observar que, com exceção da banda larga fixa, esses serviços vêm registrando queda no número de clientes. Nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, a telefonia móvel sofreu queda de 5,87%; e a TV por assinatura registrou recuo de 2,02%. A telefonia fixa teve queda de 3,96% em janeiro deste ano (último dado disponível) em relação a janeiro de 2016.  Já a banda larga fixa cresceu 4,81% entre fevereiro do ano passado e fevereiro deste ano.       

Telefonia móvel - Com exceção da TIM, que apresentou aumento de 13,8% entre março de 2016 e março de 2017, todas as outras prestadoras registraram queda:

• Nextel: 10,1 mil reclamações  (-22,2%)
• Oi: 20,9 mil (-17,2%)
• Claro: 34,3 mil (-14,8%)
• Vivo: 38,7 mil (-13,6%) 

Telefonia fixa - Todos os grupos acompanhados pela agência apresentaram redução em março de 2017, no confronto anual:

• Oi: 40,7 mil reclamações (-35,9%)
• Vivo: 22,4 mil (-16,8%)
• NET/Claro: 9,4 mil (-12,1%)

TV por assinatura - A Vivo apresentou aumento nos últimos 12 meses, enquanto as demais registraram redução:

• Sky: 17,3 mil reclamações (-22,6%)
• NET/Claro: 19,7 mil (-12,0%)
• Oi: 4,8 mil (-18,8%)
• Vivo: 3,1 mil (+10,2%) 

A Anatel lembra que SBT, Record e Rede TV! decidiram descontinuar a transmissão de seus sinais digitais para as prestadoras de TV por assinatura em São Paulo e Brasília. Esse fato gerou, entre os dias 29 e 31 de março de 2017, o registro de aproximadamente mil reclamações junto à Anatel.

Banda larga fixa - Somente a NET apresentou elevação nas reclamações nos últimos 12 meses:

• Oi: 22,3 mil reclamações (-35,5%)
• Vivo: 14,6 mil (-5,7%).  
• NET: 7,4 mil (+5,0%)

Unidades da Federação

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda de 15,2% nas reclamações dos serviços de telecomunicações. De janeiro a março de 2017 foram registradas 933,1 mil queixas, contra 1.100,3 mil no primeiro trimestre de 2016.

Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal apresentaram redução nas reclamações nos primeiros três meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. As quedas percentuais foram lideradas pelo Amapá, Amazonas e Rio Grande do Sul.

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados que apresentam os maiores volumes de reclamações, registraram menos 9.6%, menos 24,8% e menos 11,2%, respectivamente.  

Os números do primeiro trimestre de 2017 (percentuais entre parênteses indicam a variação em relação ao primeiro trimestre de 2016):

• Amapá: 0,6 mil (-34,1%)
• Amazonas: 5,2 mil (-32,3%)
• Rio Grande do Sul: 41,2 mil (-32,0%)
• Roraima: 0,6 mil (-30,1%)
• Ceará: 21,1 (-23,1%)
• Rio de Janeiro: 143,2 mil (-24,8%)
• Pará: 12,8 mil (-24,5%)
• Tocantins: 1,8 mil (-20,7%)
• Acre: 0,6 mil (-20,6%)
• Pernambuco: 24,6 mil (-19,7%)
• Bahia: 58,5 mil (-19,4%)
• Maranhão: 8,6 mil (-18,9%)
• Mato Grosso do Sul: 6,4 mil (-16,4%)
• Sergipe: 7,1 mil (-14,1%)
• Espírito Santo: 13,9 mil (-13,6%)
• Paraná: 41,4 mil (-12,9%)
• Rondônia: 2,4 mil (-11,9%)
• Minas Gerais: 133,3 mil (-11,2%)
• Distrito Federal: 20,2 mil (-11,1%)
• São Paulo: 288,4 mil (-9,6%)
• Rio Grande do Norte: 5,6 mil (-9,4%)
• Goiás: 31,7 mil (-9,0%)
• Paraíba: 7,5 mil (-8,6%)
• Alagoas: 3,9 mil (-6,2%)
• Santa Catarina: 25,7 mil (-4,0%)
• Piauí: 6,2 mil (-0,7%)
• Mato Grosso: 7,2 mil (-0,6%)
• UF não declarada pelo reclamante: 13,4 mil (+23,5%)    

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