Home > ADVILLAGE > Ministério da Justiça reclassifica novela que a Globo reprisa à tarde

ADVILLAGE

16/07/2019 08:12 por Advillage

Ministério da Justiça reclassifica novela que a Globo reprisa à tarde

Exibida originalmente em 1997 como "novela das oito", com classificação livre, "Por Amor" agora não é recomendada para menores de 12 anos

A TV Globo deverá ter problemas com a reexibição da novela “Por Amor”, atual atração do “Vale a Pena Ver de Novo”, na faixa das 16h40. Em despacho publicado nesta terça-feira (16) no Diário Oficial da União, o coordenador-substituto de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça, Eduardo Nepomuceno, determinou a revisão da classificação do programa para "não recomendado para menores de 12 (doze) anos, contendo drogas lícitas, conteúdo sexual e violência, ficando o interessado na obrigação à nova classificação no prazo de 5 (cinco) dias e sempre quando houver a exibição da obra".

Com a reclassificação, a novela deveria ir ao ar a partir das 20h, de acordo com recomendação da Portaria nº 1.189, de 3 de agosto de 2018.

Segundo o despacho, a atração foi classificada como "Livre" pela Portaria nº 793, de 26 de junho de 1997, “tendo em vista o monitoramento então exercido e se aplicando os critérios técnicos da época”, e que “durante o monitoramento da obra em sua segunda exibição, constatou-se a exibição de cenas contendo as tendências de ato violento, consumo de droga lícita, lesão corporal, apelo sexual, insinuação sexual, nudez velada, estigma/preconceito, dentre outras, que são indicativos de classificação mais elevada”.

Leia o despacho aqui.

Na verdade, “Por Amor” está sendo reapresentada pela segunda vez na faixa vespertina. Escrita por Manoel Carlos, a novela foi ao ar pela primeira vez no horário das oito, entre outubro de 1997 e maio de 1998, em 190 capítulos. Ganhou reprise no “Vale a Pena Ver de Novo” entre julho de 2002 e janeiro de 2003, sem problemas com o Ministério da Justiça.

A novela está sendo exibida também pela Globo Portugal, mas na faixa noturna (a partir das 22h35).

A TV Globo ainda não se pronunciou sobre a reclassificação.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando