Home > ADVILLAGE > Anatel anuncia acordo para o fim da cobrança de roaming no Mercosul

ADVILLAGE

16/07/2019 07:04 por Advillage

Anatel anuncia acordo para o fim da cobrança de roaming no Mercosul

Termo deve ser assinado nesta quarta-feira durante cúpula do bloco que se realiza em Santa Fé, na Argentina

Os países-membros do Mercosul – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai – deverão assinar um acordo para o fim da cobrança de roaming em serviços de telecomunicações entre usuários do bloco. O termo deve ser firmado nesta quarta-feira (17), durante a 24ª Cúpula do Mercosul, que acontece na cidade de Santa Fé, na Argentina.

A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que diz, em nota, ter trabalhado com o Ministério das Relações Exteriores “para a construção do entendimento”. As agências reguladoras dos serviços de telefonia dos demais países do bloco não divulgaram o acordo.

“Cuida-se de uma agenda positiva não apenas para os consumidores do Mercosul, mas também para a integração econômica e digital dos países membros”, afirma o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, que compõe a delegação brasileira em Santa Fé.

O roaming é uma taxa cobrada quando um cliente sai de uma área da sua operadora. No caso, a quase totalidade dos planos vendidos no Brasil são limitados às fronteiras do país, assinala a Agência Brasil. Um usuário que viaja, por exemplo, para a Argentina ou o Uruguai está sujeito a cobranças adicionais ao fazer uma ligação, dependendo do pacote de serviços do qual é assinante.

À parte do Mercosul, Argentina e Chile assinaram acordo similar em março deste ano, que passará a valer em março de 2020. O governo chileno negocia o fim da cobrança do roaming também com o Brasil, Colômbia e Peru.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando