Home > DOCES E SALGADOS > Cai para seis o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

DOCES E SALGADOS

14/02/2020 08:57 por Redação

Cai para seis o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Apesar da queda, ministério evita considerar que país está livre de um surto; no mundo há 64.457 casos confirmados, com 1.384 mortes

O Brasil tem, atualmente, seis pessoas com suspeita de terem contraído o novo coronavírus. Os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde na tarde de desta quinta-feira (13). Atpe quarta havia 11 casos suspeitos, mas seis foram descartados – três em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais – e um foi incluído, no Rio Grande do Sul.

Apesar da queda no número de casos suspeitos, o ministério evita considerar que o Brasil está livre de sofrer um surto. Para o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, a escala de contaminação pode ser lenta e ainda chegar ao país. Além disso, não se descarta a hipótese do constante aumento de casos na China e em outros países ainda trazer consequências para o Brasil.

Em relação aos brasileiros que vieram de Wuhan, cidade considerada o epicentro do vírus, e estão separados cumprindo quarentena em Anápolis (GO). o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, disse apenas que “estão todos ótimos, super bem, a gente tem mantido contato”.

Apesar do Brasil ainda não ter nenhum caso confirmado, Oliveira afirmou que o governo trabalha com “todos os cenários”, justificando tal planejamento mesmo para uma hipótese ainda distante da realidade do país. “Nós estamos trabalhando inclusive nos piores cenários. A nossa obrigação é deixar os serviços preparados para atuarem em condições de tranquilidade”.

Não existe nenhum caso de coronavírus confirmado na América do Sul.

Atualização

Segundo os dados mais recentes da John Hopkins University, que atualiza um mapa online em tempo real com informações da Organização Mundial de Saúde e outros órgãos, já foram confirmados 64.457 casos da doença em 28 países/regiões: China continental (63.863); Cingapura (67); Hong Kong (56); Tailândia (33); Japão (29); Coreia do Sul (28); Malásia (19); Taiwan (18); Alemanha (16); Vietnã (16); Austrália (15); Estados Unidos (15); França (11); Macau (10); Reino Unido (9); Emirados Árabes (8); Canadá (7); Índia (3); Filipinas (3); Itália (3); Rússia (2); Espanha (2); Nepal (1); Camboja (1); Bélgica (1); Finlândia (1); Suécia (1); e Sri Lanka (1). O número total inclui 218 casos detectados em passageiros de cruzeiros marítimos.

Até o momento, 1.384 pessoas morreram por complicações causadas pelo coronavírus, das quais 1.381 na China. Houve óbitos também no Japão, Filipinas e Hong Kong.

'
Enviando