Home > ADVILLAGE > Velório de Bibi Ferreira, no Municipal do Rio, será aberto ao público

ADVILLAGE

14/02/2019 07:46 por Advillage

Velório de Bibi Ferreira, no Municipal do Rio, será aberto ao público

Despedida da atriz será das 10h às 15h; Bibi morreu nesta quarta-feira, aos 96 anos, em sua casa no Rio de Janeiro

 BIBI FERREIRA
O velório da atriz, cantora, diretora e compositora Bibi Ferreira, que morreu nesta quarta-feira (13) aos 96 anos, será realizado das 10h às 15h de hoje, aberto ao público, no foyer do Theatro Municipal, no Rio de Janeiro.

De acordo com a única filha, Tina Ferreira, Bibi acordou ontem reclamando de “um pouco de falta de ar”. A enfermeira que a acompanhava em casa constatou que o batimento cardíaco estava baixo e o médico foi acionado. Porém, quando ele chegou ao apartamento da atriz, no Flamengo, zona sul do Rio, ela já havia falecido.

“Minha mãe aproveitou bem a vida e morreu tranquilamente. Ela fez o que queria, teve uma vida muito boa”, disse Tina. “Ela sempre falou isso: ‘Eu vivo para o meu público e que fique nas lembranças deles [espectadores], o que eu pude dar, eu dei o meu melhor”. A filha da atriz lembrou uma frase que Bibi gostava de repetir. “'No palco, é o momento que não sou atingida por nada. É o momento que eu me encontro com Deus.'”

Abigail Izquierdo Ferreira nasceu no Rio de Janeiro, em 1º de junho de 1922, filha do ator Procópio Ferreira (1898-1979) e da bailarina argentina Aída Izquierdo. Fez sua estreia no teatro com menos de um mês de vida, na peça Manhãs de Sol, de Oduvaldo Vianna (1892-1972), substituindo uma boneca que desaparecera pouco antes do início do espetáculo.

Ainda na infância, a atriz mirim entrou para o Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde permaneceu por longo tempo, até estrear na companhia do pai. A estreia profissional nos palcos ocorreu em fevereiro de 1941, na La Locandiera, do italiano Carlo Goldoni. Em 1944, montou sua própria companhia teatral, reunindo alguns dos nomes mais importantes do teatro brasileiro, como Cacilda Becker, Maria Della Costa e a diretora Henriette Morineau.

Bibi foi casada seis vezes - com o diretor Carlos Martins Lage, e os atores Armando Carlos Magno – com quem teve a filha Tina, ou Thereza Cristina Ferreira Pinto Martins -, Herval Rossano, Édson França, Paulo Porto e Paulo Pontes.

No ano passado, aos 95 anos, a atriz fez uma turnê de despedida, “Bibi - Por Toda Minha Vida”, um espetáculo só com músicas brasileiras.

O corpo da artista será cremado no Memorial do Carmo, às 17h, em cerimônia reservada à família e aos amigos.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando