Home > DOCES E SALGADOS > Ipea aponta queda de 1% nos investimentos em novembro/19

DOCES E SALGADOS

14/01/2020 07:08 por Redação

Ipea aponta queda de 1% nos investimentos em novembro/19

Produção nacional de máquinas e equipamentos teve retração de 4% em relação a outubro

Os investimentos recuaram 1% em novembro no Brasil, com ajuste sazonal, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O recuo, em relação ao mês anteriir outubro de 2019, foi verificado no Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede os investimentos em aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do seu estoque de capital fixo.

Três segmentos compõem a FBCF: máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. Em novembro, houve retração de 4% nos investimentos de máquinas e equipamentos. Em contrapartida, houve avanço de 0,5% na construção civil e de 0,4% no segmento outros ativos fixos.

No trimestre móvel terminado em novembro, o indicador avançou 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado em 12 meses, no entanto, houve desaceleração no ritmo de crescimento, passando de 2,6% até outubro para 2,1% até novembro.

Na comparação com novembro de 2018, o FBCF registrou retração de 1,8%. Na análise interanual por segmento, o comportamento foi heterogêneo: enquanto a construção civil avançou 0,6% e os outros ativos fixos tiveram alta de 3,9%, máquinas e equipamentos tiveram queda de 6,7%.

'
Enviando