Home > DOCES E SALGADOS > Vendas do comércio para o Dia das Mães cresceram 1,7% este ano

DOCES E SALGADOS

13/05/2019 12:38 por Redação

Vendas do comércio para o Dia das Mães cresceram 1,7% este ano

Dados da Boa Vista reforçam cenário fraco no varejo; segundo SPC Brasil, vendas a prazo cresceram apenas 0,11%

Segundo a Boa Vista SCPC, as vendas do comércio para o Dia das Mães cresceram 1,7% este ano, em relação ao ano passado.

“O Dia das Mães reforçou o cenário de vendas fracas no varejo, uma vez que apresentou crescimento inferior aos 4% do ano anterior e ficou um pouco abaixo das expectativas”, diz a empresa de informações de crédito. “O crescimento menor pode ser explicado pelo alto nível de desemprego e a recente queda da confiança, que estão segurando o ritmo de expansão das vendas do varejo”.

Vendas a prazo

O volume de vendas a prazo na semana anterior à data (entre os dias 5 a 11 de maio) apresentou pequena alta de 0,11% na comparação com o mesmo período do ano passado. Este ano, mais da metade (65%) dos consumidores planejavam pagar os presentes à vista em vez de parcelar as compras, de acordo com o SPC Brasil/CNDL.

Em 2018, as vendas haviam crescido 4,36%, após acumularem três anos consecutivos de queda: (-0,91% em 2017; -10,88% em 2016; e -2,82% em 2015).

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o resultado reflete o cenário de dificuldades para a consolidação da retomada da economia. “Ainda há muitos obstáculos a serem enfrentados, o que de certa forma vem frustrando a expectativa de uma recuperação mais forte no volume de vendas em datas comemorativas. E esse crescimento tímido nos resultados do Dia das Mães, segunda data mais importante para o comércio, não foi suficiente para retornarmos ao patamar de crescimento anterior à crise econômica”, diz Pellizzaro.

'
Enviando