Home > DOCES E SALGADOS > Walmart muda de nome no Brasil; Grupo BIG planeja mais foco no atacarejo

DOCES E SALGADOS

12/08/2019 11:57 por Redação

Walmart muda de nome no Brasil; Grupo BIG planeja mais foco no atacarejo

Hipermercados serão "BIG" no Sul e Sudeste e "Bompreço" no Nordeste; marcas Maxxi e Sam's Club ganharão mais força

Um ano e dois meses depois de ser adquirido pelo fundo norte-americano de private equity Advent, o Walmart Brasil está abandonando a atual marca corporativa e de seus hipermercados e supermercados. A partir de agora, a companhia se chama Grupo Big.

Em nota, a empresa afirma que “o Grupo Big inicia uma gestão 100% local, o que garantirá mais agilidade nas tomadas de decisões”. Desde o ano passado a rede é comandada pelo CEO Luiz Fazzio.

A Advent quer dar mais foco – e investimentos – nos formatos cash & carry (atacarejo) e clube de compras. O plano estratégico envolve ainda o aporte de R$ 1,2 bilhão na modernização e ampliação das lojas ao longo dos próximos 18 meses.

A primeira mudança foi anunciada no primeiro semestre deste ano. Com o objetivo de aumentar a participação no formato atacarejo, o Grupo Big deu início ao projeto do Maxxi Atacado, que abrange a mudança de posicionamento da marca, a transformação estrutural e tecnológica das 43 unidades em todo o Brasil, crescimento de 40% do sortimento e a conversão de dez hipermercados em atacarejo. “Dessa forma, a bandeira [Maxxi Atacado] passa a ser uma unidade estratégica de negócios para a empresa nos próximos anos, com foco em consumidores e comerciantes”.

O Grupo Big planeja ainda transformar o formato hipermercado. A empresa optou por suas marcas regionais, “que resgatam o vínculo emocional com os consumidores”. As lojas de hipermercado Walmart nas regiões Sul e Sudeste passarão a se chamar BIG, enquanto no Nordeste, todos os hipermercados serão Big Bompreço. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados, com a renovação das lojas, a ampliação de 30% do sortimento e uma nova estratégia comercial e de preços.

Já o Sam’s Club terá, em um período de um ano, dez novas lojas. A primeira deverá ser inaugurada no início desse segundo semestre e, até o final do ano, mais três unidades serão abertas. Esse movimento faz parte do projeto de conversão de hipermercados em Maxxi Atacado e Sam’s Club.

A rede

Presente no país desde 1995 (a primeira loja foi aberta em Osasco, na Grande São Paulo), o Walmart Brasil, agora Grupo BIG, opera hoje com cerca de 550 unidades e 50 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São oito bandeiras entre hipermercados (Big e Big Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis e farmácias.

Em junho de 2018, a Advent International anunciou a aquisição de 80% da operação Walmart Brasil, por valor não revelado. O Walmart Inc. mantém participação de 20% na empresa.

Leia também:
Walmart encerra sua operação de comércio eletrônico no Brasil
Advent International adquire 80% de participação do Walmart no Brasil

'
Enviando