Home > DOCES E SALGADOS > Três terminais portuários irão a leilão nesta terça-feira

DOCES E SALGADOS

12/08/2019 11:18 por Redação

Três terminais portuários irão a leilão nesta terça-feira

Serão oferecidos à iniciativa privada dois terminais localizados em Santos e um no porto de Paranaguá

O governo federal vai dar início à segunda rodada de concessões de ativos nesta terça-feira (13). Serão três terminais portuários que vão ser transferidos para a exploração da iniciativa privada. Dois estão localizados no Porto de Santos, em São Paulo, e um no Porto de Paranaguá, no Paraná. São os portos com maior movimentação de carga no país.

O leilão será realizado na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

Em Santos, irão ao certame uma área destinada à movimentação de graneis líquidos (produtos químicos, etanol e derivados de petróleo) e uma que opera com fertilizantes e sal. Já em Paranaguá a movimentação é de carga de celulose. Os três terminais vão ser transferidos para exploração de grupos privados por 25 anos. Segundo o governo, eles deverão investir aproximadamente R$ 420 milhões na modernização das estruturas.

Concessões

No primeiro semestre foram concedidos para a iniciativa privada 23 ativos brasileiros. Foram 12 aeroportos, 10 terminais portuários e um trecho da Ferrovia Norte-Sul de 1.537 km, que liga Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela do Oeste, em São Paulo. A arrecadação do governo federal, com essas concessões, foi de R$ 7,58 bilhões.

'
Enviando