Home > ARTIGOS > Cenário América Latina

ARTIGOS

12/02/2020 08:51 por Redação

Cenário América Latina

Melhora da perspectiva da economia mundial deve favorecer a região, mas o grande desafio de 2020 será o crescimento

Depec-Bradesco*

A frustração com os últimos dados de atividade na região, ainda referentes ao final do ano passado, e os impactos do surto de coronavírus, sobre os preços e a demanda global de commodities, sugerem que o cenário para o crescimento econômico da região continua desafiador.

Essa frustração com os dados do final de 2019 se deve, em grande medida, aos efeitos negativos sobre a atividade das manifestações populares que ocorreram no período no Chile, na Colômbia, no Equador e na Bolívia e que já mostram importante alívio.

A despeito dos riscos de curto prazo, a melhora da perspectiva da economia mundial deve favorecer a economia da América Latina, mas o grande desafio de 2020 será o crescimento. O ciclo de corte de juros parece estar próximo do fim em todos os países, menos no México, e somente o Chile tem espaço para estímulos fiscais. Ademais, as restrições políticas dificultarão a aprovação de reformas econômicas.

A variável chave será o comportamento dos preços das commodities. O risco de menor crescimento global tem influenciado os preços dos metais e do petróleo. Nos próximos dias e semanas, a atenção estará voltada se haverá cortes de produção pela OPEP e demais produtores em uma tentativa de estabilizar o preço do petróleo. Trata-se de um importante risco para os termos de troca e as moedas de várias economias da região. A dinâmica dos preços agrícolas tem sido mais favorável por conta de fatores do lado da oferta, como a menor safra norte-americana, o choque de demanda chinesa sobre proteínas animais, etc. Isso poderá dar alguma proteção para os países exportadores de produtos agrícolas.

* Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco

Clique no botão DOWNLOAD para ler o artigo com gráficos e tabelas.

DOWNLOAD '
Enviando