Home > DOCES E SALGADOS > BC faz reestruturação e cria unidade voltada à competição

DOCES E SALGADOS

10/06/2019 11:32 por Redação

BC faz reestruturação e cria unidade voltada à competição

Instituição diz que se prepara para organizar "o sistema financeiro do futuro", num cenário de fintechs, open banking e pagamentos instantâneos

O Banco Central divulgou comunicado informando mudanças em sua estrutura, que inclui a criação de uma unidade voltada à competição.

Segundo o BC, a reestruturação foi aprovada no dia 30 de maio pelo Conselho Monetário Nacional “com o objetivo de adaptar a instituição às novas dinâmicas do Sistema Financeiro Nacional (SFN)”. Uma das novidades é a criação do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem), que buscará fomentar a competição e a concorrência em todos os processos de intermediação financeira.

Carolina Pancotto Bohrer, chefe de gabinete da Área de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, afirma que o Decem terá “um novo olhar” sobre como as relações entre as instituições financeiras e os novos modelos de negócios afetam os produtos e os serviços financeiros. “A ideia é que o novo departamento permita ao BC ter postura mais proativa no tratamento de questões referentes à organização do SFN e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Num cenário de crescimento das fintechs, de implementação do open banking e dos pagamentos instantâneos, temos que observar os movimentos do mercado e nos preparar para organizar o sistema financeiro do futuro”.

Sistema de pagamentos

Deixam de ser competência do Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamentos as questões relacionadas ao SPB que não dizem respeito diretamente aos sistemas de pagamentos operados pelo BC. Também as relativas ao acompanhamento do gerenciamento de riscos financeiros dos arranjos de pagamento e das infraestruturas dos mercados financeiros. Essas competências regimentais serão transferidas para áreas subordinadas à diretoria de Fiscalização, à diretoria de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução e à diretoria Normas e Regulação.

Crédito rural e Proagro

O Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural e do Proagro, atualmente subordinado ao diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, passa a ser ligado à Área de Regulação. Essa mudança busca valorizar o trabalho de pesquisa e elaboração de normas pela unidade.

“Esse departamento é responsável pela elaboração de normativos sobre o crédito rural e o Proagro. Avaliamos que será mais eficiente consolidar as unidades do BC que trabalham com regulação em uma mesma área, permitindo otimização de recursos e ganhos de sinergia”, explica Ricardo Harris, chefe de gabinete do diretor de Regulação.

Leia mais aqui.

A nova estrutura do BC:

BC REESTRUTURA


'
Enviando