Home > ADVILLAGE > TV por assinatura perdeu 549 mil clientes em 2018

ADVILLAGE

05/02/2019 11:19 por Advillage

TV por assinatura perdeu 549 mil clientes em 2018

Mercado de pay-TV fechou o ano com 17,574 milhões de acessos ativos; tecnologia por satélite domina o setor

Em dezembro/18, 21.743 assinantes cancelaram seus contratos com operadoras de TV por assinatura. Com isso, a base encolheu 0,12% em relação a novembro, e fechou o ano com 17.574.822 assinantes. Os dados são da Anatel. 

Em 12 meses, essa indústria perdeu 549.833 assinantes, uma queda de 3,03%. 

A Anatel adotou há alguns meses uma nova forma de divulgação dos dados, arredondando grosseiramente números e apresentando planilhas que incluem códigos, o que inviabiliza a elaboração de um quadro preciso por estados da Federação, tecnologias e operadoras que atuam no setor.

Seis estados tiveram expansão no serviço de TV por assinatura em 12 meses:

• Maranhão: 48.041 novos contratos (+27,29% em 12 meses)
• Amazonas: 11.879 (+4,05%)
• Tocantins: 1.576 (+3,69%)
• Pará: 11.237 (+3,61%)
• Ceará: 14.243 (+3,59%)
• Rio Grande do Norte: 2.450 (+1,06%)
• Goiás: 3.824 (+1,01%)
• Piauí: 415 (+0,46%)

Os cinco estados com maior número de assinantes (em dezembro/18):

• São Paulo: 6.469.425 (36,8% do total)
• Rio de Janeiro: 2.376.853 (13,5%)
• Minas Gerais: 1.555.406 (8,8%)
• Rio Grande do Sul: 1.231.789 (7,0%)
• Paraná: 809.978 (4,6%)

Grupos 

Os quatro maiores grupos de TV por Assinatura do Brasil (Claro/NET, Sky, Oi e Vivo) detinham 17.050.679 contratos ativos (97,01% do total) em dezembro de 2018.

• Telecom Americas (NET, Claro, Embratel): 8.600.763 (48,9% do total)
• Sky: 5.281.535 (30,0%)
• Oi: 1.601.814 (9,1%)
• Vivo: 1.566.567 (8,9%)

Tecnologias

• Satélite: 9.498.901 (54,0% do total)
• Cabo: 7.373.033 (41,9%)
• Fibra: 702.455 (4,0%))

Em 12 meses, apenas a participação dos acessos por fibra óptica cresceu, com mais 271.209 contratos. Os assinantes via satélite tiveram redução de 656.594e os que recebem o sinal por cabo diminuíram em 164.381.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando